IV ENCONTRO NORDESTINO DE ESPELEOLOGIA


De 28 de Junho de 2018 a 01 de Julho de 2018

0 Dias
0 Horas
0 Min
0 Seg

Sobre


IV ENCONTRO NORDESTINO DE ESPELEOLOGIA


Realização e Organização:

GRUPO ARARAS DE ESPELEOLOGIA - GAE

ESPELEONORDESTE


Entidade Apoiadora:

Sociedade Brasileira de Espeleologia - SBE


Apoio Institucional:

CENTRO DA TERRA - GRUPO ESPELEOLÓGICO DE SERGIPE

GRUPO DE EXPEDIÇÕES DE PESQUISAS ESPELEOLÓGICAS - GEPE BIOGEODINÂMICA/UFS

GRUPO MUNDO SUBTERRÂNEO DE ESPELEOLOGIA - GMSE

SOCIEDADE BAIANA DE ESPELEOLOGIA - SBAE

SOCIEDADE ESPELEOLÓGICA AZIMUTE - SEA

SOCIEDADE ESPELEOLÓGICA POTIGUAR – SEP / ESPELEONORDESTE

GRUPO DE EXPLORAÇÃO ESPELEOLÓGICA DO CEARÁ - GEECE


Comissão Organizadora:

Nei Alves Gondim Júnior

Deyvison Bonfim Ribeiro

Célio dos Santos Andrade

Franklin Oliveira Sarmento

Vander Guilherme Frederico Linhares

Maurício Rocha Ferreira

Fernando Silva Ávila

Solon Almeida

Davisson Santos


Parceiros Institucionais:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUAÇU/BA

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO, CULTURA, ESPORTE E LAZER

CLÍNICA ODONTOLÓGICA ODONTO SMILE


O Encontro Nordestino de Espeleologia tem sido, nos últimos anos, o evento cíclico da área mais importante do Nordeste do Brasil. Pensada como uma ciência voltada ao universo das cavernas e estudo de todos os componentes que integram esses ambientes, tanto os bióticos, como os abióticos, a Espeleologia vem continuamente se fortalecendo na região, não somente pelos estudos acadêmicos, ou pela necessidade de formação e capacitação c­onstante de pessoas em áreas vitais ao licenciamento ambiental, mas, especialmente, pela atuação de grupos de entusiastas e técnico-esportistas, que contribuem de sobremodo ao incremento de tudo que se sabe sobre o patrimônio espeleológico. Nesse sentido a proposta que se descortina, assim, ao ITUAÇU 2018 - IV ENCONTRO NORDESTINO DE ESPELEOLOGIA, cuja temática se aduz na PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS AMBIENTES CÁRSTICOS representa, essencialmente, uma união entre setores diversos da sociedade que, sob a égide de uma grande assembléia, poderão tecer os melhores caminhos para as soluções ambientais que urgem ser apontadas aos próximos anos.

Assim o evento terá como objetivos debater as principais tendências atuais da Espeleologia, reunindo especialistas, ambientalistas e representantes do Poder Público, sob coordenação geral da Sociedade Brasileira de Espeleologia - SBE; Apresentar a todos os participantes a necessidade de conservação e preservação do patrimônio espeleológico e arqueológico; Fomentar a difusão de técnicas e conhecimentos entre as associações voltadas à Espeleologia e interessados; e ao final dos trabalhos, produzir documento, que sintetize com legitimidade, a posição da sociedade civil organizada – CARTA DE ITUAÇU.




"INSCRIÇÕES CONFIRMADAS ATÉ 30 DE ABRIL TERÃO DIREITO A GRATUIDADE AOS MINICURSOS"

Programação


Dia 28 de Junho

Horário Atividade Descrição
08:30h às 08:30h Credeciamento Local: Gruta da Mangabeira
08:30h às 09:30h Abertura do Evento Local: Gruta da Mangabeira / (Comissão Organizadora)
09:30h às 10:00h Caracterização do Carste ituaçuense Local: Gruta da Mangabeira / (Grupo Araras de Espeleologia)
10:30h às 11:30h Palestra de Abertura Local: Gruta da Mangabeira / Prof. RICARDO FRAGA PEREIRA (UFBA) “Gestão da Geodiversidade em terrenos Cárticos: desafios e oportunidades”.
11:30h às 12:00h Momento para Questionamentos Local: Gruta da Mangabeira
14:00h às 14:10h Homenagem Local: Congregação Mariana de São Luís / GRUPO ARARAS DE ESPELEOLOGIA “Professor Binael Soares” (UESC) in memorian
14:10h às 15:00h Palestra Local: Congregação Mariana de São Luís / Prof. MARIO ANDRE TRINDADE DANTAS (UFBA) “Um olhar no passado: conhecendo os megamamíferos extintos da Chapada Diamantina”
15:00h às 15:15h Intervalo (Coffe Break) Local: Congregação Mariana de São Luís
15:15h às 16:15h Palestra Local: Congregação Mariana de São Luís / Prof. JOAQUIM PERFEITO DA SILVA (UESB) “O parque estadual dos Montes Altos: da criação aos novos desafios”.
16:15h às 17:00h Palestra Local: Congregação Mariana de São Luís / DAVISSON SANTOS “Arqueologia, história e memória do Cárste”
17:00h às 17:30h Encerramento Local: Congregação Mariana de São Luís / Apresentação cultural
18:00h às 22:00h Conhecendo a Gruta da Mangabeira Local: Gruta da Mangabeira / (Visita e travessia da Gruta Mangabeira 3,5 km.) – guiados pelo Grupo Araras de Espeleologia.

Dia 29 de Junho

08:00h às 10:00h Apresentações de Trabalhos - Parte 1 Local: Congregação Mariana de São Luís / Trabalhos produzidos pelos grupos e associações espeleológicas; Mediadores: SBE, Espeleonordeste e Grupo Araras de Espeleologia.
10:00h às 10:15h Intervalo Local: Congregação Mariana de São Luís
10:15h às 12:00h Apresentações de Trabalhos - Parte 2 Local: Congregação Mariana de São Luís / Trabalhos produzidos pelos grupos e associações espeleológicas; Mediadores: SBE, Espeleonordeste e Grupo Araras de Espeleologia.
14:00h às 17:00h Debate Local: Congregação Mariana de São Luís / Debates entre os Grupos e convidados sobre a temática do evento. (enfoques local e regional); Mediador – SBE, Espeleonordeste.
17:00h às 17:20h Considerações Finais Local: Congregação Mariana de São Luís

Dia 30 de Junho

08:00h às 15:00h Mini Curso INTRODUÇÃO E CONCEITOS BÁSICOS DA PALEONTOLOGIA – Ministrado por Mario André Trindade Dantas (UFBA) (Saída da congregação Mariana) - (Lapa do Bode e Gruta do Parafuso)
08:00h às 15:00h Mini Curso INTRODUÇÃO E CONCEITOS DA ARQUEOLOGIA: UMA VISÃO NO CARSTE - Ministrado por Elvis Barbosa (UESC) (saída da congregação Mariana) – (Gruta do Parafuso e Lapa do Bode)
08:00h às 10:00h Mini Curso IMPORTÂNCIA DAS CAVERNAS: INDICADORES AMBIENTAIS E AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO ECOLÓGICO EM CAVERNAS. Ministrado pela professora Christiane Donato, para os professores da rede de ensino municipal, estadual e de escolas particulares
10:30h às 12:30h Mini Curso INTRODUÇÃO A ESPELEOLOGIA: O MUNDO SUBTERRÂNEO E SUAS PARTICULARIDADES. Ministrado pelo professor Heleno dos Santos Macedo para os professores da rede de ensino municipal e estadual e de escolas particulares
17:00h Festa Tradicional de São Marçal Local: Rua do Bonfim Tradicional festa cultural de Ituaçu, em homenagem a São Marçal (o protetor das solteironas), com a tradicional fogueira, a árvore de presentes, pau de sebo, quebra pote e o tradicional arrasta Pé

Dia 01 de Julho

08:00h às 15:00h Mini Curso CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO CARSTE E GESTÃO DA GEODIVERSIDADE. Ministrado por Ricardo Fraga Pereira (UFBA) (Saída da congregação Mariana) – Morro dos Peitos/ Gruta Pé do Morro
08:00h às 15:00h Mini Curso BIOLOGIA DE CAVERNAS E SUA CONSERVAÇÃO: ministrado por Profª. Maria Elina Bichuette (Lina) (Laboratório de estudos subterrâneos Universidade Federal de São Carlos LES/UFScar) – Lapa do Bode
16:00h Confraternização Final Confraternização final (Salve, salve o Jabutiçá)
Grupo de Espeleologia
Grupo de Espeleologia
Grupo de Espeleologia
Grupo de Espeleologia
Grupo de Espeleologia
Grupo de Espeleologia

Inscrições


Nenhuma modalidade de pagamento disponível.

Espeleologia


Espeleologia