Morte e símbolo: um caminho pelo suicídio, luto e cura


Dia 7 de Outubro de 2017

0 Dias
0 Horas
0 Min
0 Seg

Sobre


CERTIFICADO: 8 HORAS


Seminário em Rio Preto discute luto, morte e angústia


Estão abertas as inscrições para o seminário “Morte e Símbolo: um caminho pelo luto, a angústia e a cura”, que será realizado no dia 7 de outubro, sábado, das 8h às 16h, na UNIP de São José do Rio Preto. Durante o evento, psicólogos especializados no assunto estarão reunidos entre palestras e mesas redondas para trocar experiências e discutir temas acerca da morte. O seminário é voltado para profissionais e estudantes de psicologia e as vagas são limitadas. O valor do ingresso é R$55 e as inscrições podem ser feitas no site: www.psicologiaanalitica.com.br.


A psicóloga Maria Júlia Kovács, professora associada do Instituto de Psicologia da USP e coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Morte, a principal referência sobre o assunto no país, falará sobre o suicídio na adolescência e coordenará uma mesa redonda sobre o processo de luto nas fases do desenvolvimento. Maria Julia é autora de vários livros sobre o assunto, entre eles: “Educação para a Morte: temas e reflexões”, “Adolescência: vida ou morte?” e “Morte e desenvolvimento humano”.


Nos últimos meses, o assunto morte viralizou no Facebook e também na imprensa de todo o mundo. Essa onda atual começou com o game Baleia Azul e a série da Netflix – 13 razões por quê (Thirteen reasons why). Maria Júlia conta que, tanto a série quanto o jogo aumentaram de forma significativa as consultas ao Centro de Valorização da Vida (CVV) para poderem falar e serem ouvidos. Estimularam também a necessidade de que pais e professores conversem mais com seus filhos e alunos e observem mudanças de comportamentos habituais, isolamento, queda do rendimento escolar e depressão.


“Suicídios nos trazem mais questões do que respostas. Mais do que calar é preciso refletir e discutir o tema com os jovens, e eles poderão nos orientar nessa difícil tarefa em casa e na escola. A importância da série é abrir o diálogo, discussão e reflexão, permitindo que se aprofundem questões relativas ao suicídio. Nunca se falou tanto sobre esse tema numa época em que o número de suicídios entre jovens cresce exponencialmente. Portanto, é interessante discutir a série em casa no meio familiar, na escola, nas universidades”, afirma Maria Júlia.


A analista Dulce Helena Rizzardo Briza, membro da International Association for Analytical Psychology, ministra palestra sobre os paradoxos da vida e da morte e coordena mesa redonda sobre morte, vida e o processo de individuação.


O seminário também conta com a participação da psicóloga Vanessa Lourenção, que falará sobre a experiência clínica com pacientes que passam pelo tratamento do câncer e da psicóloga Ligia Velani, que abordará os vários significados da morte.


Palestrantes


Maria Julia Kovács

Livre Docente do Inst. de Psicologia da USP

Dulce Helena R. Briza

Analista Didata

Vanessa Lourenção

Mestre em Psicologia e Saúde - FAMERP

Ligia Velani

Psicóloga de abordagem psicanalítica

Programação


Dia 07 de Outubro

Horário Atividade Descrição
07:00h CREDENCIAMENTO Credenciamento dos participantes
08:00h ABERTURA Acomodação e abertura do evento
08:15h PALESTRA DE ABERTURA O SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA com Maria Júlia Kovacs
09:15h PALESTRA TOCANDO NA FERIDA: LIDANDO COM A MORTE NA PRÁTICA CLÍNICA com Vanessa Lourenção
10:00h COFFEE BREAK COFFEE BREAK
10:30h MESA REDONDA O PROCESSO DE LUTO NAS FASES DO DESENVOLVIMENTO Coordenação: Maria Júlia Kovacs Participantes: Dulce Helena Rizzardo Briza, Vanessa Lourenção e Ligia Velani
12:00h HORÁRIO DE ALMOÇO Horário de almoço
13:00h PALESTRA MORTE E VIDA: PARADOXOS DA ALMA com Dulce Helena Rizzardo Briza
14:00h PALESTRA OS SIGNIFICADOS DA MORTE com Ligia Velani
15:00h MESA REDONDA MORTE, VIDA E INDIVIDUAÇÃO Coordenação: Dulce Helena Rizzardo Briza Participantes: Maria Julia Kovacs, Vanessa Lourenção e Ligia Velani
16:00h ENCERRAMENTO Encerramento

Inscrições


Nenhuma modalidade de pagamento disponível.

Local


Universidade Paulista - Jardim Tarraf II, São José do Rio Preto - SP, Brasil Avenida Presidente Juscelino K. de Oliveira, s/n Jardim Tarraf II São José do Rio Preto, SP

Comentários



Seminário de Psicologia - Morte e Símbolo, um caminho pelo luto, angústia e cura


Seminário de Psicologia - Morte e Símbolo, um caminho pelo luto, angústia e cura