Seminário 2017


Dia 24 de Novembro de 2017

0 Dias
0 Horas
0 Min
0 Seg

Sobre


O objetivo principal do seminário é discutir com os representantes dos municípios da Região Noroeste Fluminense a construção e a consolidação de políticas públicas para as mulheres.

A meta é articular ações que combatam todas as formas de discriminação e violência contra a mulher, reforçando junto aos gestores municipais a necessidade da implantação de equipamentos que visem a redução dos números da violência contra esse público.

Na programação do seminário serão abordados temas como: os mecanismos de proteção a mulher em situação de violência, a importância do fortalecimento da rede no combate à violência contra a mulher, a terapia ocupacional como ferramenta no empoderamento feminino e a apresentação do Dossiê Mulher com foco na região noroeste.

Palestrantes


Dra. Ângela Bittencourt

Doutora em Ciências e Terapeuta Ocupacional

Dra. Sandra Ornellas

Delegada de Polícia do RJ

Claudia Moraes

Major da PMERJ

Laura Carneiro

Deputada Federal

Programação


Dia 24 de Novembro

Horário Atividade Descrição
08:00h às 08:30h Credenciamento Os participantes que chegarem ao local com o cadastro pré-realizado receberão o Kit do evento.
08:30h às 09:10h Abertura Apresentação do evento com a palavra da Presidente do Ita Mulher e demais convidados.
09:10h às 09:30h Apresentação da Fundação Ulysses Guimarães A Diretora Executiva da FUG RJ Sra. Kátia Lôbo, estará apresentando os cursos que serão desenvolvidos na cidade de Itaperuna
09:30h às 10:00h Palestra: A Terapia Ocupacional como Ferramenta no Empoderamento Feminino Dra. Ângela Bittencourt Doutora em Ciências e Terapeuta Ocupacional; Coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq do Núcleo de Pesquisa em Gênero e Tecnologias Sociais
10:00h às 10:30h Palestra: Lei Maria da Penha: Inovações e Desafios Dra. Sandra Ornellas Delegada da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ); Diretora Geral da Polícia Técnico Científica do Estado do Rio de Janero; Professora de Direito Penal e Especialista em Gênero e Direito
10:30h às 11:00h Palestra: Apresentação do Dossiê Mulher com foco na Região Noroeste Fluminense Claudia Moraes Major da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; Coordenadora Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança - ISP/SESEG-RJ; Mestre em Ciências Sociais e Especialista em Gênero e Direito; Organizadora do Dossiê Mulher
11:00h às 11:30h Palestra: Avanços e Desafios na Consolidação de Políticas Públicas para as Mulheres Deputada Federal Laura Carneiro exerce seu quarto mandato pelo Rio de Janeiro. Vice-Presidente da Comissão de Combate à Violência Contra a Mulher da Câmara Federal e membro da Subcomissão Permanente de Combate ao Estupro.
11:30h às 12:00h Espaço para Debate e Proposições Nesse momento os participantes inscritos poderão realizar perguntas aos palestrantes.
12:00h às 13:00h Espaço aberto para Oficinas e Lançamento de Livros Em breve descrição das atividades.
Lançamento do livro Terapia Ocupacional e Violência Doméstica: Ações interdisciplinares de acolhimento e cuidado.
FUNDAÇÃO ULYSSES GUIMARÃES do Rio de Janeiro apoia e participará do nosso seminário. Missão Promover, por meio da atividade política, a transformação social, intermediando a busca da felicidade almejada pelo cidadão.
Ônibus Lilás
A Deputada Federal Laura Carneiro estará disponibilizando no evento a publicação MULHERES SEUS DIREITOS LEGAIS, com análises e toda a legislação brasileira de combate à violência contra a mulher.

Inscrições


Local


Ilha Cisne Clube - Rua Primeiro de Maio - Niteroi, Itaperuna - RJ, Brasil Rua Primeiro de Maio, 470 Niteroi Itaperuna, RJ

Comentários



I Seminário Regional do Noroeste Fluminense - Mulher, Diálogos sobre Políticas Públicas, Proteção e Empoderamento


I Seminário Regional do Noroeste Fluminense - Mulher, Diálogos sobre Políticas Públicas, Proteção e Empoderamento