1568319701 3806e0e8 9e72 4f49 89f3 abd763f871b2
0 Dias
0 Horas
0 Min
0 Seg

Sobre


O Seminário NATAL CIDADE SUSTENTÁVEL é uma realização da Fundação Verde Herbert Daniel, tratará sobre diversas temáticas, ampliando nossa visão de "Planejar o Crescimento com Sustentabilidade", e é de extrema importância para a discussão e a reflexão sobre o crescimento da Região Metropolitana de Natal, cuja população já ultrapassa 1.500.000 pessoas, segundo dados do IBGE.


Buscando mostrar uma nova perspectiva, com base em experiência exitosas de países da Europa, e cases como o da cidade de João Pessoa-PB, o seminário trará uma nova forma de analisar nossa cidade.


Como estamos em fase de discussões sobre a atualização do Plano Diretor de Natal, a realização do seminário oportunizará a apresentação de propostas e a identificação dos desafios que Natal enfrentará para que venha a se desenvolver de maneira sustentável.


Dentro deste espírito a programação do evento foi planejada, buscando um modelo de desenvolvimento integral para a cidade de Natal e sua região metropolitana, conforme objeto do Edital 01/2019-FVHD, cujo tema é a “Existência Verde” com a reflexão sobre um “novo modelo de desenvolvimento integral, com visão sistêmica da vida e de sua preservação, nas suas quatro dimensões: biológica, cognitiva, social e ecológica”.


PALESTRAS


Arq. Gonçalo Canto Moniz

Cidades Saudáveis: O Projeto URBINAT

Prefeito Luciano Cartaxo

Desenvolvimento Urbano Sustentável

Daniella Bandeira

Projeto João Pessoa Cidade Sustentável

Ivanilson Gomes

Presidente da Fundação Verde Herbert Daniel

Programação


Dia 16 de Setembro

Horário Atividade Descrição
08:00h às 08:30h Credenciamento Credenciamento para recebimento de Certificados de Participação
08:30h às 08:45h Projeto Ribeira Minha Ribeira Apresentação do projeto Projeto Ribeira Minha Ribeira, pela Arquiteta e Urbanista Ilanna Paula Revoredo
08:45h às 09:00h Construção de Cenários de Potenciais de Uso e Ocupação do Solo em Natal Apresentado por: Fabricio Lira Barbosa, Hélio Farias Takashi e Amíria Brasil
09:00h às 09:15h Sessão Solene de Abertura Abertura do Seminário com o Presidente da Fundação Verde Herbert Daniel, Ivanilson Gomes dos Santos e apresentação dos palestrantes.
09:15h às 10:15h Cidades Saudáveis: O Projeto URBINAT Apresentação do projeto que Coordena, o projeto europeu URBiNAT "Healthy corridor as drivers of social housing neighbourhoods for the co-creation of social, environmental and marketable NBS", com 28 parceiros internacionais, financiado pelo H2020.
10:15h às 10:55h Desenvolvimento Urbano Sustentável: o Caso de João Pessoa O Prefeito Luciano Cartaxo, da cidade João Pessoa-PB e a secretária de planejamento Daniella bandeira, vem mostrar como foi possível desenvolver uma capital de forma sustentável. Apresentarão também os frutos do Projeto João Pessoa Cidade Sustentável, que teve financiamento de US$ 100 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
10:55h às 11:35h Intervenções Contemporâneas em Bens Patrimoniais A Doutora em Arquitetura e Urbanismo, Gabriela de Andrade Lira Mota Assunção, abordará sua percepção sobre patrimônio histórico, memória e identidade social.
11:35h às 12:00h Mesa Redonda sobre Cidades Sustentáveis Participantes: - Prefeito Luciano Cartaxo; -Arquiteto Gonçalo Canto Moniz; - Secretária Daniella Bandeira. - Gabriela de Andrade Lira Mota Assunção
12:00h às 14:00h Intervalo para almoço Intervalo para almoço
14:00h às 18:00h Oficina sobre Corredores Saudáveis Oficina sobre Corredores Saudáveis aplicada à Orla das Praias dos Artistas, do Meio e do Forte.

Inscrições


Natal Sustentável


Natal Sustentável