VIII SEMINÁRIO CENAS DA ENUNCIAÇÃO 2019 - Cuiabá/MT


De 22 a 24 de Maio de 2019

0 Dias
0 Horas
0 Min
0 Seg

Sobre


Em 2008, a Prof.ª Dr.ª Fernanda Mussalim organizou, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), evento que intitulou “Seminário Cenas de Enunciação”, cujo objetivo era promover o debate do conjunto de textos de Dominique Maingueneau publicados no livro “Cenas da Enunciação” (Criar Edições). Desse encontro de estudos participaram muitos membros do Centro de Pesquisa FEsTA (Fórmulas e Estereótipos: Teoria e Análise), do qual a professora é pesquisadora integrante, alunos da pós-graduação do programa de Pós-Graduação em Linguística da UFU e também alguns alunos de graduação, especialmente aqueles envolvidos com pesquisas de iniciação científica. Tendo sido avaliado pelos participantes como um evento bastante produtivo, uma vez que as discussões puderam ser aprofundadas, a professora sugeriu que o evento tivesse continuidade e que passasse a ser itinerante, a fim de que pudesse envolver alunos de graduação e pós-graduação de várias universidades. O evento passou a ser, a partir daí, conduzido pelo FEsTA, ficando sob a responsabilidade - no que tange à sua organização - do(as) docente(s) que desejassem realizar o encontro em suas instituições de ensino e do líder do grupo. O FEsTA passou, então, a discutir as possibilidades de realização da segunda edição do evento, também com um caráter de encontro de estudos, já que esse formato de evento é raro, muito embora tenha provado ser um momento muito rico de trocas e aprofundamentos teóricos em torno de alguns temas de interesse comum dos pesquisadores membros do centro de pesquisa. Assim, até o momento foram realizadas sete edições do “Seminário Cenas de Enunciação”, conforme listados a seguir:


• II Seminário Cenas de Enunciação, IEL-Unicamp, Campinas, novembro/2010, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Sírio Possenti;

• III Seminário Cenas de Enunciação, Unesp/IBILCE, São José do Rio Preto, dezembro/2011, sob a responsabilidade da Prof.ª Dr.ª Anna Flora Brunelli e da Prof.ª Dr.ª Fabiana Cristina Komesu;

• IV Seminário Cenas de Enunciação, UFSCar, São Carlos, julho/2012, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas e da Prof.ª Dr.ª Luciana Salazar Salgado;

• V Seminário Cenas de Enunciação, UEM, Maringá, fevereiro/2014, sob a responsabilidade da Prof.ª Dr.ª Sônia Benites e do Prof. Dr. Pedro Navarro;

• VI Seminário Cenas de Enunciação, UESB, Vitória da Conquista, fevereiro/2016, sob a responsabilidade da Prof.ª Dr.ª Edvânia Gomes da Silva;

• VII Seminário Cenas de Enunciação, IEL/Unicamp, fevereiro/2018, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Sírio Possenti e do Prof. Dr. Helio Oliveira.


Em todas as oportunidades, o evento manteve seu caráter de encontro de estudos, de modo que todos os participantes, incluindo-se aí os estudantes das diversas instituições que o sediaram, beneficiaram-se muitíssimo das discussões realizadas.


Para além das conquistas para o FEsTA, o evento vem contribuindo para o crescimento e consolidação de diversos programas de pós-graduação que o recebem. Além do evento em si, frequentemente os membros do FEsTA oferecem, como se viu acima, minicursos/disciplinas nos programas daquelas universidades que o sediaram. Muitas obras já foram discutidas nesses eventos e resultaram em pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado, bem como contribuíram nas pesquisas em curso dos docentes membros do FEsTA. Cumpre ressaltar também que as edições do Cenas têm engendrado diversas publicações nacionais e internacionais importantes para os estudiosos do discurso. Citamos como exemplos mais recentes a publicação na Revista Intersecções, em 2017, “Linguagem e moral: algumas questões” (http://www.portal.anchieta.br/revistas-e-livros/interseccoes/pdf/interseccoes-ano-10-numero-2.pdf); a publicação na Revista Repères-Dorif “Formules et aphorisations dans le discours de presse au Brésil”, em junho de 2017 (http://www.dorif.it/ezine/show_issue.php?iss_id=22), bem como a publicação em curso na Revista Discurso y Sociedad (http://www.dissoc.org/ediciones/v12n03/).


Para a oitava edição do evento, o objetivo é - sem perder o caráter de encontro de estudos, tão elogiado por todos que já participaram - realizar uma justa homenagem ao professor Dominique Maingueneau (Sorbonne - Paris), analista do discurso responsável por grande número de publicações na área, muitas das quais foram discutidas nos encontros acima mencionados. É, portanto, nesse sentido que se deve entender a proposta de estrutura para o evento.

Além disso, o evento será sediado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá, cujo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL) conta com dois pesquisadores do FEsTA, a Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Vilela-Ardenghi e o Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas. O intuito é, mais uma vez, contribuir para o crescimento e consolidação do referido programa, propiciando aos alunos e demais docentes uma oportunidade de trocas e aprofundamento nos estudos do discurso. É a primeira vez que o evento acontecerá na região Centro-Oeste, sendo que a UFMT vem se consolidando no cenário nacional como importante espaço de discussão para os estudos linguísticos, ao sediar eventos como, por exemplo, GELCO, Abralin em Cena e ENANPOLL.


 

LIVRO A SER DEBATIDO NESTA EDIÇÃO:

Angermuller, J., Philippe, G. Analyse du

discours et dispositifs d’énonciation:autour des travaux de Dominique Maingueneau.

Paris: Lambert-Lucas, 2015



COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Dr. Sírio Possenti (Unicamp)

Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Vilela-Ardenghi (UFMT)

Prof.ª Dr.ª Maria Inês Pagliarini Cox (UFMT)

Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas (UFSCar)

Prof.ª Ana Raquel Motta (Unicamp)

Esp. Cristiana Frazão Gomes (UFMT)

Prof.ª Mariane Rocha Camargo Vasconcelos (UFMT)

Prof. Marcos Felipe Rocha (UFMT)

Prof.ª Aline Salles Panham (UFMT)

Prof.ª Bruna Passanezi Budoia (UFMT)

Prof.ª Criseida Rowena Zambotto de Lima (UFMT)

PALESTRANTES


Dr. Hélio Oliveira

(UNIFEOB)

Dr.ª Ana Raquel Motta

(UNICAMP)

Dr.ªFernanda Mussalim

(UFU)

Dr.ª Ana Carolina Vilela

(UFMT)

Dr. Roberto L. Baronas

(UFSCar)

Dr.ª Júlia Almeida

(UFES)

Dr.ª Júlia Lourenço

(PG-UNIVERSIDADE PARIS XIII)

Dr.ª Érika de Moraes

(UNESP - Bauru)

Dr.ª Marilena I. Souza

(UNEMAT)

Dr.ª Edvânia G. da Silva

(UESB)

Dr.ª Marina C. Mendonça

(UNESP - Araraquara)

Dr.ªMarcela Franco-Fossey

(PG-UNICAMP)

Dnd.ª Maria C. Siffert

(PG-UNICAMP)

Dr. Lafayette B. Melo

(IFPB)

Dr.ªPatrícia A. Aquino

(UNICAMP)

Dndo. Filipo P. Figueira

(UNICAMP)

Dr.ª Luciana S. Salgado

(UFSCar)

Dr. Sírio Possenti

(UNICAMP)

Dr.ª M. C. Souza-e-Silva

(PUC-SP)

Dr.ª Jauranice Cavalcante

(UFTM)

Dr. Dominique Maingueneau

(SORBORNNE - PARIS IV)

Programação


Dia 22 de Maio

Horário Atividade Descrição
13:30h às 14:00h MESA DE ABERTURA DO EVENTO (Local: Auditório M - IL) Prof. Dr. Roberto Boaventura da Silva Sá (Diretor do IL/UFMT) Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Vilela-Ardenghi (Presidente da Comissão Organizadora do Cenas)
14:00h às 15:30h CONFERÊNCIA DE ABERTURA (Local: Auditório M - IL) Notas sobre a obra de Dominique Maingueneau Prof.ª Dr.ª Maria Cecília Pérez Souza-e-Silva (PUC-SP) Prof. Dr. Sírio Possenti (Unicamp)
16:00h às 18:00h Mesa-redonda 1: Cena de enunciação e dispositivos cenográficos (Local: Auditório M - IL) 1. Pericenografia discursiva: expandindo a cena de enunciação (Referente ao capítulo 11 do livro) Prof. Dr. Hélio Oliveira (UNIFEOB) 2. Posturas enunciativas, variável genérica e estratégias de posicionamento Prof.ª Dr.ª Marcela Franco-Fossey (PG-Unicamp) Prof.ª Dr.ª Patrícia Aparecida de Aquino (Unicamp) 3. Considerações sobre a noção de superdestinatário (Referente ao capítulo 13 do livro) Prof.ª Dr.ª Marina Célia Mendonça (Unesp - Araraquara) 4. Escritura de si e regime de singularização Prof.ª Dr.ª Jauranice Cavalcanti (UFTM)

Dia 23 de Maio

09:00h às 12:00h Mesa-redonda 2: Análise do Discurso: história, objeto, limites (Local: Auditório M - IL) 1. Questões de discurso e trabalho (Referente ao capítulo 2 do livro) Prof.ª Dr.ª Luciana Salazar Salgado (UFSCar) Prof.ª Dr.ª Ana Raquel Motta (Unicamp) 2. O problema do texto na análise de discurso desenvolvida por D. Maingueneau (Referente ao capítulo 3 do livro) Prof.ª Dr.ª Fernanda Mussalim (UFU) Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Vilela-Ardenghi (UFMT) 3. Dixit, dicitur, dictum. A propósito das frases sem texto Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas (UFSCar)
13:30h às 16:00h MESA-REDONDA 3: Análise do Discurso: história, objeto, limites - (Local: Auditório M - IL) 4. Sobre um conceito relevante: discurso constituinte (Referente ao capítulo 5 do livro) Prof. Dr. Sírio Possenti (Unicamp) 5. A sombra da filosofia sobre a análise do discurso: paratopia e negatividade (Referente ao capítulo 6 do livro) Prof.ª Dr.ª Júlia Almeida (UFES) 6. A parte sombria da Análise do discurso: Os estudos pornográficos e outros lados obscuros (Referente ao capítulo 9 do livro) Prof.ª Dr.ª Júlia Lourenço (PG-Universidade Paris XIII)
16:30h às 18:30h MESA-REDONDA 4: Gêneros discursivos e protocolos enunciativos - (Local: Auditório M - IL) 7. A autorialidade jornalística e os processos de destacamento (Referente ao capítulo 20 do livro) Prof.ª Dr.ª Érika de Moraes (Unesp - Bauru) 8. Dinâmica dos gêneros jornalísticos (Referente ao capítulo 21 do livro) Prof. Dndo. Filipo Pires Figueira (Unicamp) 9. Destacamento enunciativo e normas de escrita jornalística: a sobreasseveração e a aforização como regras da escrita profissional (Referente ao capítulo 22 do livro) Prof.ª Dr.ª Marilena Inácio de Souza (UNEMAT)

Dia 24 de Maio

08:00h às 10:00h MESA-REDONDA 5: Gêneros discursivos e protocolos enunciativos - (Local: Auditório M - IL) 10. Sobre o discurso polêmico (Referente ao capítulo 23 do livro) Prof.ª Dr.ª Edvânia Gomes da Silva (UESB) 11. Ethos discursivo dez anos depois: um balanço (Referente ao capítulo 25 do livro) Prof.ª Dr.ª Ana Raquel Motta (Unicamp) Prof.ª Dr.ª Luciana Salazar Salgado (UFSCar) 12. Os cibergêneros e a construção do sentido em rede (Referente ao capítulo 27 do livro) Prof. Dr. Lafayette B. Melo (IFPB) Prof.ª Dnd.ª Maria Cecília Siffert (PG-Unicamp)
10:30h às 12:00h CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO (Videoconferência - Auditório M - IL) Quarenta anos depois: Maingueneau por ele mesmo Prof. Dr. Dominique Maingueneau (Sorbonne - Paris IV)
BASE

Inscrições


CENAS


CENAS