Saúde do Trabalhador no SUS: Cenários e Perspectivas.


De 1 a 27 de Setembro de 2019

0 Dias
0 Horas
0 Min
0 Seg

Sobre


Público alvo:

Alunos de pós-graduação da ENSP e Profissionais de nível superior que atuem no campo de saúde do trabalhador e áreas afins;


Proposta do Curso:

A criação do SUS representa um marco histórico do direito à saúde, proposto pelo Movimento de Reforma Sanitária e preconizado na Constituição Federal de 1988. As mudanças no perfil demográfico e epidemiológicos da população e o desmonte das políticas de proteção social em curso acarretam graves consequências para a saúde dos trabalhadores, que o SUS é desafiado a enfrentar. Nesse cenário propõe-se discutir os aspectos histórico-conceituais, as abordagens e as práticas da saúde no SUS voltadas aos trabalhadores e trabalhadoras, referenciadas na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT).


Ementa:

Nesta disciplina serão discutidos os principais determinantes da situação de saúde dos trabalhadores e dos impactos sobre o ambiente, as alternativas de intervenção na rede de serviços do SUS, com ênfase no desenvolvimento de ações de Saúde do Trabalhador no SUS, e identificar dificuldades e estratégias de superação por meio do suporte institucional, técnico e pedagógico (matriciamento), com destaque para o papel estratégico da rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador-RENAST , tendo o território e a participação social como referência.


Objetivos:

 Discutir aspectos históricos conceituais da política de saúde e a construção do campo da Saúde do Trabalhador no SUS;

Discutir o Trabalho e o perfil dos trabalhadores no Brasil e seus impactos sobre a vida e saúde dos trabalhadores;

Analisar as abordagens e práticas de atenção à saúde dos trabalhadores no SUS buscando identificar as dificuldades e estratégias de superação, com ênfase no desenvolvimento de ações de Saúde do Trabalhador, referenciadas na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora para o SUS.

 

Avaliação:

Elaboração de um texto (no máximo duas páginas), relacionando o conteúdo da disciplina com seu objeto de estudo.


Inscrições


CESTEH/FIOCRUZ


CESTEH/FIOCRUZ