Saúde, Trabalho e Subjetividade: Ferramentas para Reflexão-Ação em Gestão...


De 1 a 10 de Outubro de 2019

0 Dias
0 Horas
0 Min
0 Seg

Sobre


Proposta do Curso:

Trata-se de um curso livre de curta duração – e, ao mesmo tempo, de um módulo eletivo na especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana - que discutirá a relação entre saúde, trabalho e subjetividade, com a apresentação e discussão sobre ferramentas para a reflexão-ação em gestão do trabalho, a partir do ponto de vista da atividade. Para isso, fará uma contextualização histórica dos estudos sobre gestão do trabalho, teorias da administração de recursos humanos, incorporando o debate sobre questões contemporâneas do mundo do trabalho, como a informatização e a informalização do trabalho. Apresentará de forma breve o “ponto de vista da atividade” e as principais clínicas do trabalho, a partir de estudos sobre a atividade de trabalho e sua relação com a saúde e questões contemporâneas da relação saúde, subjetividade e trabalho. A partir desse olhar, abordará temas recorrentes na área de gestão do trabalho e saúde mental e trabalho, tais como: qualidade de vida no trabalho; avaliação de desempenho; assédio moral/ violência psicológica no trabalho; afastamento do trabalho por motivo de saúde. O curso terá caráter participativo e valorizará a experiência e os conhecimentos prévios dos estudantes, buscando proporcionar uma reflexão sobre seus fazeres na área. Além disso, estimulará a construção de competências práticas na área de gestão do trabalho e saúde do trabalhador, a partir da apresentação de experiências de pesquisas-intervenções e ações realizadas a partir do ponto de vista da atividade.


Ementa:

Apresentação e discussão sobre temas de interseção entre o campo da saúde do trabalhador - com foco nas questões de saúde, trabalho e subjetividade – e as práticas e questões em debate no campo da gestão do trabalho, a partir do ponto de vista da atividade.


Objetivo:

Apresentar e possibilitar a reflexão-ação sobre as práticas e temas em debate no campo da gestão do trabalho, a partir da interlocução com o campo da Saúde do Trabalhador e das clínicas do trabalho.


Metodologia:

Aulas expositivas, complementadas pela discussão de textos, apresentação de experiências práticas em gestão do trabalho e realização de trabalho de campo orientado.


Público-alvo:

Profissionais e estudantes que tenham interesse e, preferencialmente, experiência na discussão das questões relacionadas à saúde, trabalho e subjetividade. Serão reservadas 10 vagas para trabalhadores que atuam na área de gestão do trabalho e de saúde do trabalhador nas diferentes unidades da Fiocruz.


Avaliação:

Presença (ao menos 75%) e participação nas aulas e conclusão de um trabalho individual em formato de plano de ação a ser desenvolvido em seus locais de trabalho.


Nº de vagas: 30


Período: de 11 a 14 de novembro de 2019, das 9h às 17h.


Carga horária: 30h/aula.

Inscrições


CESTEH/FIOCRUZ


CESTEH/FIOCRUZ