Prêmio CICV de Cobertura Humanitária


De 01 de Julho de 2020 a 01 de Setembro de 2020

0 Dias
0 Horas
0 Min
0 Seg

Sobre


O Prêmio CICV de Cobertura Humanitária , iniciativa do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para dar voz às vítimas, chega a sua quarta edição neste ano e busca reconhecer o trabalho de jornalistas e veículos de comunicação brasileiros que tenham se dedicado à cobertura de temas humanitários. O objetivo desta iniciativa é incentivar a produção de mais conteúdo jornalístico de qualidade sobre esses assuntos voltados ao público brasileiro.


Além da tradicional categoria "CICV de Reportagens e Documentários", neste ano teremos como novidade a categoria especial "ACNUR 70 anos", que premiará produtos jornalísticos, ou de caráter documental, voltados exclusivamente a temas relacionados a refúgio e apatridia. A categoria é oferecida pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), parceira do Prêmio, que neste ano completa 70 anos de fundação.


Na Categoria "CICV Reportagens e Documentários", continuam sendo premiadas produções jornalísticas que destaquem temas humanitários internacionais, com foco nas vítimas, publicadas entre 1º de agosto de 2019 e 31 de agosto de 2020. Devem ser tratados temas humanitários em conflitos armados, porém as reportagens inscritas podem fazer referência à aplicação das normas do Direito Internacional Humanitário (DIH), ou seja, as normas aplicáveis na guerra. O conteúdo inscrito também pode se referir ao impacto humano dos conflitos armados, em particular a assistência humanitária (entrega de alimentos, de medicamentos, atenção à saúde, fornecimento de água potável), migração, desaparecimentos em situação de conflitos armados, ataques a missões médicas e violência sexual em situação de conflitos armados.


Excepcionalmente nesta edição do Prêmio, serão aceitos produtos jornalísticos sobre o impacto humanitário da pandemia de COVID-19 sobre as vítimas, mesmo que o foco a reportagem seja totalmente brasileiro. Caso a reportagem sobre impactos da COVID-19 faça um recorte do tema de refúgio e apatridia, deverá ser inscrita na categoria especial ACNUR 70 anos. Do contrário, ela concorrerá na categoria CICV de Reportagens e Documentários. O primeiro colocado de cada categoria ganhará uma viagem com despesas pagas e agenda organizada para cobrir uma realidade humanitária onde o CICV ou o ACNUR tenham atuação. Não havendo condições sanitárias de realizar a viagem no primeiro trimestre de 2021, o prêmio será revertido em dinheiro. O segundo e o terceiro lugar da categoria CICV também receberão prêmios em dinheiro. Nesta quarta edição, sópoderão ser inscritas reportagens produzidas para meios impresso, televisão, rádio ou multimídia para ambas as categorias. O período de inscrição será entre 1° de julho a 1° de setembro de 2020. Os finalistas serão anunciados em novembro de 2020.


A banca de jurados analisará de maneira isenta o material inscrito seguindo os seguintes parâmetros: qualidade técnica; pertinência da temática ou assunto; e abordagem qualificada.


Critérios de Participação

• Profissionais de imprensa que atuam em meios de comunicação brasileiros ou em veículos estrangeiros que tenham produção específica para o público brasileiro;

• Produções jornalísticas que destaquem temas humanitários, com foco nas vítimas;

• Produções para meios impressos, televisão, rádio ou multimídia;

  • • O material inscrito deve ter sido veiculado entre 1º de agosto de 2019 e 31 de agosto de 2020.


Acesse o regulamento do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária aqui.


Programação


Dia 01 de Julho

Horário Atividade Descrição
00:00h Início das inscrições Prazo inicial para o cadastro das reportagens para participação no prêmio.

Dia 01 de Setembro

23:59h Fim das inscrições Prazo final para o cadastro das reportagens para participação no prêmio.

Dia 02 de Dezembro

20:30h Entrega do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional Serão premiados os três primeiros colocados na categoria CICV de Reportagens e Documentários e o primeiro colocado na categoria especial ACNUR 70 anos.

Inscrições


Evento gratuito.

Comitê Internacional da Cruz Vermelha


Comitê Internacional da Cruz Vermelha