De 31 de Agosto de 2019 a 01 de Setembro de 2019
Apresentação
Engenheiro Civil e designer Rafael Azevedo desenvolveu ao longo do seu desenvolvimento interesses nas estruturas orgânicas, na adolescência iniciou estudos na carpintaria e entalhes tornando-se artesão, com a visão cada vez mais direcionada para a preservação do planeta, criando peças com reaproveitamento de materiais levando vida para as decorações dos lares, em 2005 formou em designer de interiores iniciando um trabalho de projetos orgânicos através do escritório ECO PROJETOS em balneário Camboriú santa Catarina aos poucos a necessidade de ampliar seu conhecimento despertou o interesse por estruturas se graduando em engenharia civil, se especializando em Bioconstrução, vem desde 2016 desenvolvendo projetos e execuções de obras com os elementos naturais.
Acompanhado dessa experiência houve um desenvolvimento de autoconhecimento ancestral despertando consciência das medicinas da floresta, fortalecendo sua busca por auxiliar a preservação do planeta.
Desde então desenvolve curso, oficinas, mutirões e rituais de Bioconstrução com as formas mais primitivas de construir.
Temazcal
É uma tradição milenar usada por nossos antepassados com o objetivo de curar, limpar e purificar corpo e espírito. A cerimônia é dos primeiros e mais antigos ensinamentos que existem. Vem da origem. E a origem é no ventre de nossa Mãe Terra, numa das primeiras cerimônias que temos na hora de vir a tomar forma, a tomar força, de nos encontrarmos como os quatro elementos e direções, com o Criador, o Grande Espírito.
Representa o ventre da nossa Mãe Terra, de onde se é concebido, onde se é alimentado como semente para chegar a termos a unidade com todos os poderes do Universo. É das primeiras cerimônias entregues ao ser humano e está baseada na benção e purificação, através do líquido sagrado que é a água, através do calor da vida, do vento e do fogo. É uma cerimônia conhecida como a "Cabana das Pedras Anciãs". Usam-se pedras que se solidificaram, após receberem o calor nas entranhas da Mãe Terra e virem à superfície. É uma cerimônia do Fogo Sagrado, onde se relembra primeiro o calor guardado por estas pedras que já foram lava um dia.
Vivencia da Mata
Criando uma proposta de olhar a Bioconstrução com uma interiorização do sentir, não somente na forma pratica e física, porem ativando sua consciência com a vibração energética que atua na construção natural.
Através de conhecimentos ancestrais com uma jornada de tambor na presença do sagrado fogo, reverenciando o pai sol ao seu nascimento.
Assim faz inicio o ritual de Bioconstrução, conduzindo uma jornada para dentro da mata, sentindo no subconsciente os elementos da terra, e com certeza de uma moradia feita de Bioconstrução. Trazendo uma ligação com o barro, a areia, o bambuzal e a agua.
Quando Estamos na floresta não somos mais formados de mascaras da sociedade, portanto estamos nus, inteiro, com nossos sentimentos e corpo, a consciência vem a tona na sua plenitude, podendo ter mais noção dos momentos presente, trazendo equilíbrio físico e espiritual. Ao olhar nesse âmbito vemos uma integração da Bioconstrução com trabalhos de autoconhecimento.
A programação:
Iniciamos ao Amanhecer com uma jornada de Tambor para adentrar nos elementos da floresta e sentir a forma de bioconstruir no subconsciente.
Pratica de Bioconstrução teórica e pratica durante todo o primeiro dia.
Cerimonia com as medicinas da floresta ao entardecer para quem sentir de participar.
Pela manha mais uma pratica de Bioconstrução.
Para finalizar teremos uma vivencia singular de Temazcal.
Troca de partilha.
Será fornecido apostilha de pratica de Bioconstrução e certificado de participação
As vagas são limitadas portanto não perca esta oportunidade.
Obs: os 10 primeiros recebem um desconto especial