Serviço Social e Residências em Saúde: desafios à formação continuada e a...


Dia 5 de Agosto de 2021

0 Dias
0 Horas
0 Min
0 Seg

Sobre


Fórum Regional Norte em Defesa da Formação e do Trabalho com qualidade em Serviço Social foi criado no ano de 2020, com objetivo de desenvolver ações coletivas e regionalizadas de enfrentamento à precarização do ensino superior de Graduação em Serviço Social, no âmbito das Universidades Públicas e Privadas, provocadas pelos cortes nos gastos sociais, pela tendência à mercantilização do ensino e a crescente abertura de cursos na modalidade de ensino à distância (EaD).


O referido Fórum Regional, articula-se à diretrizes do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho em Serviço Social e se constitui um importante espaço para o debate democrático, aprofundamento de reflexões e formulação de propostas, troca de experiências e da articulação para o desenvolvimento de ações das “entidades, instituições e movimentos sociais e sindicais que se opõem à privatização e mercantilização da educação, à limitação no acesso ao direito à educação superior pública, laica, gratuita e presencial, e à precarização da formação em Serviço Social” (DIRETRIZES DO FÓRUM NACIONAL, 2017).


Na Região Norte o referido Fórum é composto por representações da ABPESS Vice-Norte, da Comissão de Formação Profissional dos CRESS’s dos Estados que compõem a ABEPSS na Região Norte, a saber: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí, bem como, a ENESSO nesta Região. Dada a importância do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho em Serviço Social, tornou-se imprescindível a sua regionalização como forma de descentralização e fortalecimento de ações articuladas, permanentemente, entre as entidades da categoria e outras organizações para a defesa do projeto ético-político do Serviço Social brasileiro.

 

E neste sentido, entende que formação e trabalho profissionais estão intimamente imbricados, e, portanto, formam uma relação inseparável e é importante desvelar essa complexidade na teia das relações cotidianas que se objetivam nos espaços onde o trabalho se realiza e que é, ao mesmo tempo, lugar de reprodução da alienação, mas também lugar de emancipação e suspenção do cotidiano fetichizado.


Este lugar é também o lócus privilegiado onde acontece o processo de formação profissional, pela via da Residência Multiprofissional, dimensão importantíssima da formação continuada - Latu Senso. Isto posto, faz-se necessário, apreender e descortinar a realidade dos espaços da Residência Multiprofissional e da formação continuada, bem como, os desafios colocados em tempo de pandemia mundial e desmonte das políticas sociais.


Enfrentamos desafios que vão de encontro às resoluções do Conjunto CFESS/CRESS e da ABEPSS. Desafios que descaracterizam a luta e a resistência por um ensino de qualidade e interligado ao debate crítico sobre o cotidiano de trabalho de assistentes sociais. Precisamos construir, coletivamente, estratégias de fortalecimento dessa formação com qualidade e de combate à precarização e mercantilização do ensino em Serviço Social. Queremos convidar assistentes sociais, estudantes e professoras/es do curso de Serviço Social, residentes, preceptoras/es e tutoras/es a construírem coletivamente a Comissão de Formação Profissional do CRESS que compõem a ABEPSS Norte com o objetivo central de pensar estratégias de enfrentamento ao processo de precarização da formação e do trabalho profissional.


É com esse pensamento de construir estratégias coletivas que propomos a realização deste Webinário com o tema “Serviço Social e Residências em Saúde: os desafios da formação continuada e o trabalho profissional no contexto do desmonte das políticas sociais”, distribuído no 1º dia em uma live e no 2º dia em uma roda de conversa, como forma de aproximar a categoria para a reflexão acerca da temática no âmbito nacional e regional.  


DO PÚBLICO ALVO


Assistentes Sociais Residentes, Tutores e Preceptores dos Programas de Residência em Saúde, da Região Norte da ABEPSS.


DA CERTIFICAÇÃO


Ao final do evento, a coordenação encaminhará certificado, em formato PDF, com carga horária de 10h complementares.


MAIS INFORNAÇÕES


forumformacaonortess@gmail.com

(91) 98961-3579

(91) 98122-6661

(95) 9151-2476


Programação


Dia 05 de Agosto

Horário Atividade Descrição
19:30h às 22:00h Live de Abertura Mediação: Augusto Nunes (ENESSO) Debate: - Thaísa Closs (Docente UFSC) - Bruno Galvão (Representante FNRS) - Glenda Oliveira (Comissão de Formação CRESS/PA) - Ruth Bittencourt (Comissão de Formação CFESS)

Dia 06 de Agosto

19:30h às 22:00h Roda de Conversa Mediação: - David Queiroz (Fórum Regional e Residente do HUJBB/UFPA) - Ari Loureiro (Tutor e Docente da FASS/UFPA) - Adnízia Félix (Preceptora e Assistente Social de Rio Branco/AC) - Ana Henrique Brito (Residente em Oncologia do HCM/SES-MA)

Inscrições


Evento gratuito.

Fórum Regional Norte em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social


Fórum Regional Norte em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social