Pablo Vares
Inexorable
Apresentação
Músico e compositor todo terreno. Seja no espaço público ou como solista convidado por uma orquestra sinfônica, mantém sua identidade e valor musical em toda situação e contexto. Das ruas, aos teatros. Natural do Uruguai, naturalizado brasileiro, suas mú- sicas tocam nas ruas e na televisão. Compõe para cinema, mas toca para todos. Violo- nista flamenco com mais de dez anos de experiência dentro e fora do âmbito tradicio- nal, em constante pesquisa e transformação.
Resumo
Músico, compositor, produtor e diretor musical natural do Uruguai radicado no Brasil desde 2012. Percorre seis estados apresentando dezenas de espetáculos e trabalhan- do com mais de quinze companhias de dança flamenca. Indicado a dois prêmios de melhor trilha sonora em peças de teatro, trabalha com grandes nomes como Rosamaria Murtinho, Leticia Spiller, Marcos Mion, Bruno Fagundes e Jorge Farjalla. Grava com vários artistas como a banda Blitz e produz músicas para a Globo, que tocam no Big Brother Brasil 2022. Compõe para o meio audiovisual e tem seu trabalho exibido na Ir- landa. Vinculado a instituiçoes de renome como o Instituto Cervantes, o Sindicato Na- cional dos Compositores Musicais e diferentes universidades. Participa em uma dúzia de programas de rádio e televisão como o "Caldeirão do Huck”, “Caldeirão com Mion”, "Encontros com a Fátima Bernardes", "Dancing Brasil” e “Você na TV!” em Portugal. Ar- tista de rua desde 2013, leva arte e cultura para todos e tem seu trabalho reconhecido ao ser convidado a participar em festivais, documentários e séries do segmento como "Buscando Buskers", que passa em diversos canais como Arte 1 e Music Box Brasil. Seu trabalho instrumental possui uma identidade própria que o leva a palcos reconheci- dos do meio como o Clube do Choro Brasília e o Marien Calixte Jazz Music Festival, participando assim nos mesmos eventos que grandes artistas de renome como Marcell Powell e Hamilton de Holanda.
Flamenco
Radicado no Brasil desde 2012, trabalha por todo o território nacional com mais de quinze escolas e companhias de dança flamenca com as quais faz turnê e recebe uma indicação ao prêmio Açorianos por melhor trilha sonora. Apresenta, assim, dezenove espetáculos em teatros de todo o país e participa em todo tipo de tablaos e festivais do meio flamenco.
Flamenco e "algo más❞
Desenvolve um trabalho único ao unir as técnicas do violão flamenco às do live looping. Esta junção é um fio condutor no tempo que une tecnologia e tradição, as raízes de uma arte centenária com as possiblidades dos dias de hoje. Esta técnica permite criar um diálogo musical onde interagem diversas vozes que nascem de um único instru- mento. Também incorpora novos instrumentos ao seu trabalho tocando instrumentos não convencionais com o handpan ou hangdrum, criado na Suíça em 2001. Isto expan- de as sonoridades do seu show e expande seu repertório; Se apresenta, assim, em palcos de todo o país.
Outros estilos
Através de colaborações com outros artistas incorpora o flamenco à projetos de outras vertentes. Desde rock nacional (grava duas músicas com a banda Blitz) até o metal (feat com a Violet Orlandi, que tem 1M seguidores no YouTube) passando pelo pop (Lua cheia - Dienis ft. Leticia Spiller esteve entre as 100 mais tocadas do Brasil no Spo- tify) Pablo consegue se adaptar e incluir sua identidade em diferentes estilos.
Além da música
Seus vídeos de humor e reflexão nas redes sociais tiveram um forte impacto na mídia que resultou em dezenas de matérias publicadas em canais como a revista Caras e a coluna da Patricia Kogut. Isto inclui entrevistas para a revista Quem e pela Folha de São Paulo. Dessa forma, consegue provocar a reflexão sobre assuntos como precon- ceito, julgamento e os estigmas dos padrões de beleza artificiais na nossa sociedade.
Teatro
Percorre nove estados e fica ano e meio em cartaz com a peça de teatro Dorotéia, que comemora os sessenta anos de carreira da atriz Rosamaria Murtinho. Participa no mu- sical Zorro: Nasce uma Lenda, que bate o recorde de bilheteria do Teatro Santander em São Paulo com Marcos Mion, Leticia Spiller, Bruno Fagundes e elenco. Atua como in- térprete e diretor musical do espetáculo Infusión, que apresenta em quatro estados e cria a trilha sonora para o Ensaio Hamlet Máquina (Leticia Spiller, Dir. Jorge Farjalla), monólogo em quatro atos gravado para transmissão em formato online no Teatro XP In- vestimentos durante a pandemia.
Arte de Rua
Seu trabalho nas ruas como Juglar (Jogral) perpetua um ofício milenar e promove, desde 2013, valores como livre acesso a arte e cultura, e a apropiação do espaço públi- co para intercâmbios culturais e experiências enriquecedoras. Se apresenta desta forma em oito cidades e três países de dois continentes. Participa em três festivais re- presentando a classe em dois estados, e é convidado a dar depoimento sobre suas ex- periências em dois documentários e na série Buscando Buskers que passa em canais como Arte 1 e Music Box Brasil.
Trilha Sonora/Produção musical
É encomendado com a produção de dez faixas para a Biblioteca Musical da Globo, que tocaram durante o Big Brother Brasil 2022. Durante a pandemia assina a trilha sonora para a curta-metragem Enquanto Seu Lobo Não Vem, que estrea na Irlanda, e para a peça Ensaio Hamlet Máquina, transmitida em formato online em parceria com o Teatro XP Investimentos. Ambos trabalhos protagonizados pela atriz Leticia Spiller sob a dire- ção do Jorge Farjalla
Horário | Atividade | Descrição |
---|---|---|
19:00h às 23:00h | Flamenco e "algo más" | 22//03 - Pablo Vares - Flamenco e "algo más"
|